Semente de Linhaça!!!
A semente de linhaça é um alimento originário da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. Seu consumo vem desde a Antiguidade, com indícios de sua utilização desde 5.000 A.C, na Mesopotâmia.
A linhaça é um alimento funcional, ou seja, pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas e outros agravos à saúde, como doenças cardiovasculares,câncer, menopausa, arteriosclerose e constipação.
Variedades
Marrom: cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil.
Dourada: cultivada em regiões frias como o norte dos Estados Unidos e o Canadá. Possui quantidade maior de lignanas e sabor mais suave que a marrom.
Benefícios
Fibras: contém fibras solúveis e insolúveis. Ideal para o bom funcionamento do intestino e controle das taxas de colesterol.
Ômegas 3 e 6: são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da taxa de triglicerídios, além de serem precursores de substâncias muito importantes na regulação do metabolismo hormonal. A linhaça contém 39% de óleo em sua composição, dos quais cerca de 70% são de ômega-3 e ômega-6.
Lignanas: compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, um hormônio feminino, que combatem os efeitos indesejáveis da menopausa.
Como consumir
Inteira: pronta para ser adicionada aos alimentos de sua preferência, como cereais matinais, massas de tortas, pães, bolos e biscoitos.
Moída: permite que os nutrientes sejam melhor aproveitados pelo organismo. É encontrada a venda já moída ou pode ser triturada no liquidificador doméstico. Pode ser adicionada à frutas, iogurtes, vitaminas, sopas e caldos.
Juliana Urtassum Schmitt – Nutricionista