Salada de quinoa: uma refeição completa!!! – One Spa

Salada de quinoa: uma refeição completa!!!

Nada como uma salada saborosa e nutritiva para compor sua refeição nestes dias quentes. E melhor ainda se esta salada for considerada uma refeição completa. Sim, a quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de 5 mil anos nos Andes bolivianos, assim como a batata e o milho a quinoa era a base da alimentação do império Inca. Com uma variedade de mais de 17 tipos diferentes, este grão possui grande concentração proteica.   

É considerada uma refeição completa porque possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em fibras e vitaminas do complexo B. Ela é fonte de ferro, cálcio e dos ácidos graxos 3 e 6, e pode ser consumida por pessoas com determinadas restrições alimentares pelo seu baixo índice glicêmico.

Os ácidos graxos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a taxa de cálcio é aliada contra a osteoporose e a pressão alta. Os carboidratos são metabolizados lentamente, proporcionando sensação de saciedade e energia prolongadas, o que facilita o processo de emagrecimento.

Suas proteínas ajudam no fortalecimento muscular e as vitaminas do complexo B fazem a manutenção do sistema nervoso e dos músculos. 

Abaixo os ingredientes para a receita: 

1 e 1/2 xíc de quinoa cozida;

2 col de azeite;

1 kg de peito de frango em pedaços;

1 dente de alho assados e picados;

1 col (chá) de páprica;

1 col (chá) de sal rosa;

2 laranjas grandes cortadas

1 abacate maduro em cubos.

Preparo: leve 1 e ½ xíc de quinoa com 3 xíc de água para ferver e cozinhe por 15 min. Transfira a quinoa cozida para uma tigela grande e deixe esfriar. Despeje o azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione o frango e o alho, mexa bem e polvilhe com páprica e sal. Continue mexendo até que o frango fique cozido, por cerca de 8 min. Adicione o frango, a laranja e o abacate à quinoa e misture.

Ingredientes para o molho:

1/4 xíc de suco de limão;

1/3 xíc de coentro;

1 col (sopa) de suco de laranja;

1 col (sopa) de azeite;

1 col (sopa de mel).

Preparo: misture todos os ingredientes e sirva com a salada.

Salada de quinoa: uma refeição completa!!!

Comentários

comments

Comentários


Post navigation