Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano!!! – One Spa

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano!!!

Data rem como objetivo conscientizar  a população mundial sobre as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, tem como objetivo alertar a população sobre os problemas de saúde pública e conscientizá-la sobre a importância da qualidade de vida. Este ano, o tema escolhido para a campanha é o diabetes, doença que a OMS estima vir a ser a 7ª causa de morte até 2030.

De acordo com o primeiro e recém-lançado relatório global da OMS sobre a doença, o número de adultos com diabetes no mundo quadruplicou desde 1980, sendo a obesidade uma das principais causas apontadas. O estudo mostra que 422 milhões de pessoas sofriam de diabetes em 2014. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 10 milhões de pessoas com o problema.

Prevenção
Caracterizada pela resistência à insulina, a diabetes tipo 2 é a mais comum, chegando a afetar cerca de 90% dos casos. “Trata-se de uma doença crônica, geralmente assintomática, que vem crescendo no mundo ocidental. Está ligada principalmente ao sobrepeso e ao sedentarismo, duas condições que estão aumentando significativamente nos últimos anos”, explica Otavio Gebara, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula.

A doença está relacionada, também, com o envelhecimento, uma vez que a diminuição da massa muscular contribui para o aparecimento do problema, pois o músculo é o principal órgão de captação de glicose. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 33% da população brasileira dos 60 aos 79 anos de idade têm diabetes ou alguma alteração relacionada à glicose.

Esporte na terceira idade
De acordo com o médico, a prática de exercício físico é um poderoso aliado para reduzir a incidência de diabetes e auxiliar no tratamento dos pacientes já diagnosticados. Pensando nisso, o Hospital Santa Paula vai promover, no dia 9 de abril, em São Paulo, um evento destinado ao Dia Mundial da Saúde com foco na terceira idade.

A programação conta com um bate-papo com a participação de esportistas com mais de sessenta anos para falar de saúde e suas vivências em esportes nesta faixa etária. Haverá, ainda, uma aula de circuito funcional e uma tenda de assistência à população com uma equipe médica formada por cardiologistas, clínicos gerais, enfermeiros, fisiologistas, nutricionistas, médicos do esporte, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital. A ação acontece no Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420 – São Paulo), das 8h às 13h.

E você? Pense no que pode fazer para ter uma vida mais saudável. Prevenção é tudo!!!

http://www.ativo.com/saude/diabetes-e-o-tema-do-dia-mundial-da-saude-2016/

 

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano!!!

Comentários

comments

Comentários


Post navigation