Celulite: mitos e verdades – One Spa

Celulite: mitos e verdades

Os temidos furinhos estão presentes em quase todas as mulheres. No entanto, mesmo sendo um “problema” generalizado, não significa que ele não possa ser combatido ou diminuído.  Então resolvemos expor alguns mitos e revelar verdades a respeito do assunto.

MITOS 

  • Emagrecimento leva a celulite embora?!

Mesmo as modelos magérrimas tem celulite, pois apesar de a gordura contribuir para o agravamento do quadro, não é a principal causa.

  • Celulite ocorre naturalmente com o avanço da idade?!

A celulite ocorre por alterações no tecido gorduroso sob a pele que, quando não hidratado de forma correta, ganha o aspecto de casca de laranja. A genética também é grande colaboradora, portanto, não tem a ver com o passar do tempo na vida da paciente.

  • Lipoaspiração resolve celulite?!

“De jeito nenhum: essa técnica remove apenas gordura e em alguns casos pode até agravar o aspecto da celulite, por gerar um certo grau de flacidez”

  • Gordura localizada e celulite exigem o mesmo tratamento?

Mentira. Embora seja muito comum confundir os dois termos e chamar tudo isso de celulite,  salienta a necessidade de distinguir as duas questões, porque elas exigem um um tratamento diferente.  “A celulite é uma deformação do tecido, enquanto a gordura localizada é o que prevalece em volume de líquido.

VERDADES

  • A drenagem linfática é um dos principais auxiliares na luta contra a celulite.

Esse método de massagem auxilia no tratamento da gordura localizada e em especial no da celulite, uma vez que atua na diminuição da retenção líquida e desintoxicação. Por ser uma massagem suave, que facilita o escoamento da linfa (produto do metabolismo celular), melhora a circulação sanguínea e eliminação das toxinas. Mas vale destacar que deve ser realizada por um profissional habilitado.

  • Usar calças muito apertadas favorecem o aparecimento da celulite.

Verdade. O Journal of Neurology apontou que o jeans skinny, além de causar problemas graves nos músculos e nervos nas pernas, pode propiciar estrias e celulite.  (Usar calças apertadas impede a eliminação adequada do excesso de toxinas em seu corpo). A celulite pode evoluir ao longo de um período de 24 horas. A estima é de que 85% das mulheres são afetadas por esses furinhos indesejados.

  • Salto muito alto também prejudica, pois dificultar a circulação.
  • Receitas caseiras não eliminam celulites antigas, é preciso recorrer a tratamentos estáticos.
  • Quem tem tendência a desenvolver vasinhos e varizes nas pernas, tem maior probabilidade de apresentar celulite, devido à circulação deficiente.
  • Dormir com uma almofada sob os tornozelos pode ajudar a eliminar os furinhos?

Verdade. Ainda que o método não tenha comprovação  científica, a realidade é que levantar um pouco as pernas durante o sono melhora a circulação sanguínea e, portanto, reduz o risco de celulite.

           DICAS ALIMENTARES

Para quem não sabe, existem 10 tipos de alimentos com ações poderosas que ajudam no combate a celulite,  faça o teste, não custa tentar né!

Maçã: além de gostosa é fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Chás: (verde, preto, centella, branco) melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Aveia: fácil preparação e ainda é rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Dieting. Balanced diet based on raw organic vegetables

Azeite de oliva extravirgem: Esse é milagroso ele tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite.

Arroz Integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Folhas verdes-escuras: são fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Algas: além de serem fonte de iodo, elas equilibram o trabalho da glândula tireoide, evitando flutuações hormonais

Lima-da-pérsia: ela limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Frutas Cítricas: as frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi eliminam as toxinas e reduzem o volume das células.

 

Celulite: mitos e verdades

Comentários

comments

Comentários


Post navigation