Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica. – One Spa

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas.

O argumento que os sucos possuem vitaminas e minerais concentrados é antigo, bem fácil de entender e faz bastante sentido. A ideia mais moderna é que nem tudo no suco de fruta é tão bom assim: como precisamos usar muitas frutas para fazer apenas um copo de suco (ex: 5 laranjas), ao ingerir esse copo de suco, estaremos ingerindo o açúcar de 5 laranjas inteiras de uma vez só, algo que dificilmente faríamos se estivéssemos comendo as frutas tal qual se apresentam na natureza. Além disso, ao ingerir apenas o líquido, estamos excluindo as fibras das frutas, o que faz o açúcar delas ser absorvido muito mais rapidamente no sangue, tornando o suco uma “bomba de açúcar”. A recomendação, é claro, seria comer frutas e vegetais inteiros, e não o suco.

Tendo dito isso, tomar sucos pode ser uma ferramenta sensacional para uma boa saúde; o segredo é o modo como ele é feito.

pao-1

Qual a finalidade dos sucos naturais?

  • Para uma “limpeza” ou desintoxicação: Quando se precisa fazer uma desintoxicação, dar um tempo para seu aparelho digestivo e intestinos, a melhor maneira é fazer uma dieta líquida, dessa forma seu corpo não “sofre” para digerir os alimentos. Essa dieta líquida ajuda a limpar as toxinas e, desde que por pouco tempo (1 dia por exemplo), pode ser muito benéfico.
  • Para complementar uma dieta normal: Tomar sucos frescos pode ser usado para complementar a dieta. Além de hidratar o corpo, você pode aproveitar alguns nutrientes de algumas frutas e vegetais que normalmente você não aproveitaria pois acabaria não comendo. Frutas e legumes são cheios de vitaminas, minerais, antioxidantes que podem proteger contra doenças. Se você achar que é difícil obter a quantidade recomendada de frutas e vegetais em sua dieta a cada dia, tomar um suco pode ser uma maneira conveniente de aumentar a sua ingestão.

Afinal, o que é melhor: Comer frutas e vegetais ou tomar suco?

Ao comer um vegetal ou uma fruta você se beneficiará por completo daquele alimento. Você terá as fibras por inteiro, e existem alguns antioxidantes que são mais eficazes se combinados com as fibras.

A vantagem do suco é que você pode combinar folhas verdes, vegetais e frutas tornando o suco muito mais nutritivo, mais ricos em vitaminas e minerais. Especialmente se sua dieta for mais pobre, ao comer você não conseguiria obter uma boa quantidade desses nutrientes.

E o suco de fruta especificamente?

Os sucos de frutas contém um alto teor de frutose. Se tomado em excesso, pode elevar o açúcar no sangue, ganho de peso e aumento do risco de diabete tipo 2, portanto use a moderação.

Posso substituir uma refeição por suco?

Depende da maneira como esse suco é preparado. Uma refeição completa e nutritiva precisa contergorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Se o seu suco tiver tudo isso, ótimo!

Ou seja, se a ideia é pular refeições, usar apenas um suco simples é má ideia e não vai te alimentar. É super importante acrescentar alguma fonte de gordura no seu suco. As gorduras saudáveis são importantes para a energia sustentável, equilíbrio hormonal e membranas celulares.

Para fazer o suco de forma mais equilibrada, além de gorduras, adicione também proteína. Algumas boas fontes são proteínas de soro de leite (whey protein), leite de amêndoas, abacates, iogurte natural e óleo de coco.

Enfim, para substituir uma refeição os sucos são nutricionalmente desequilibrados, porque eles não contêm proteína ou gordura adequada. Adicionando fontes de proteína e de gordura no suco, você pode criar uma refeição saudável e nutritiva. Pode parecer estranho de início, mas fica gostoso e sacia muito bem!

E os sucos industrializados de caixinha?

suco-caixinha

Felizmente, muitas pessoas estão descobrindo os malefícios do refrigerante, e migrando muitas vezes para sucos. O problema é que essas pessoas acabam indo para sucos industrializados. Os sucos industrializados, possuem uma alta quantidade de açúcar, podendo ser comparados até com as quantidades presentes no refrigerante (ex: há sucos com 39 gramas de açúcar em uma lata, enquanto nos refrigerantes há 36).

Além disso, normalmente contém muitos aditivos como: aromatizantes, sódio, emulsificantes, estabilizantes, acidulantes e flavorizantes que são substâncias tóxicas para o nosso organismo. O consumo frequente destas bebidas pode ocasionar em diabetes tipo 2 e obesidade. Há algumas pesquisas que dizem que alguns sucos contém apenas 1% de fruta em sua composição, tornando a bebida ainda mais desinteressante para sua saúde.

O que fazer então?

suco-natural

Então… assim ficamos perdidos e não sabemos o que fazer, não é? Como sempre, acho que o segredo é manter o equilíbrio: não precisa tomar suco o dia inteiro, mas também não pense que é proibido tomar um suco natural de vez em quando. Acho que o importante é não basear sua dieta de líquido neles, achando que é algo tão saudável assim.

 Lembre-se: Para se hidratar de forma natural, não devemos depender de sucos. O ideal é tomar bastante água,chás e, eventualmente, por que não, um suco bem gostoso.

 

fonte: http://belezaesaude.com/beber-suco/

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Comentários

comments

Comentários


Post navigation