Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem abandonar a dieta!!! – One Spa

Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem abandonar a dieta!!!

Manter a dieta no final de ano não é uma tarefa fácil!!! São confraternizações do trabalho, dos amigos, Natal, Reveillon e ainda as férias que geralmente são nessa época. É normal querer aproveitar os momentos e comer algumas preparações diferentes… Mas, o importante é aproveitar o final do ano sem extrapolar.

Para não ficar com aquele remorso após às festas e colocar por água abaixo os resultados já adquiridos com tanto esforço e dedicação,  segue abaixo algumas dicas importantes para não abusar da alimentação e mesmo assim aproveitar bem as delícias desta época.

A principal regra é não se preocupar em perder peso nessa semana, preocupe-se em manter. São apenas alguns dias e isso não vai fazer você perder seu objetivo. Se você está em uma dieta rigorosa e quer aproveitar os momentos de final de ano e comer coisas diferentes, não se desespere. Pense que se você sair da dieta por 2 noites, e voltar com a corda toda depois, seus objetivos não serão afetados. Se você pensar assim, é mais fácil se planejar e voltar com tudo no começo do ano.

Em contra partida, fique à vontade para aproveitar – claro, de modo equilibrado – os alimentos mais saudáveis, como frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva), saladas e legumes (evite a salada de maionese ou o salpicão) e carnes magras (Peru, Frango, Chester, peixes e lombo de porco magro).

Algumas dicas práticas:

  • Mantenha sua dieta firme durante o dia e deixe o extra apenas para o jantar. Vale também não consumir carboidratos durante o dia, como arroz, pães e biscoitos para poder aproveitar um pouquinho na ceia.
  • Pratique exercícios aeróbicos como de costume: isso vai ajudar a “queimar” as calorias extras da festa. Caminhadas, corridas, bike ou outros que você preferir.
  • Não pule refeições: antes de sair para a festa, ou de receber os convidados em casa, coma alguns aperitivos como frutas secas, castanhas ou frutas in natura. Assim você não vai chegar com fome na hora da ceia.
  • Coma sempre a salada antes do jantar, pois, ela serve para nos dar saciedade.
  • Coma devagar: as pessoas que comem muito rápido passam do seu ponto real de saciedade, isso porque quem avisa que estamos satisfeitos é o cérebro, e não o estômago, e ele demora até 20 minutos para nos informar. Então, converse bastante, mastigue e sinta bem os alimentos, que consequentemente você vai comer menos.
  • Se a ceia for na sua casa, tenha opções saudáveis. E se for na família ou amigos, que tal levar um prato saudável? Assim você tem uma boa opção e ainda mostra aos outros como é possível comer bem saudavelmente.
  • Cuide com o álcool, ele tem calorias vazias (sem nutrientes) como já falamos. As destiladas adicionadas de açúcar, como os coquetéis são ricas em calorias. Dê preferência ao vinho e esteja sempre acompanhada de um copo de água.
  • Faça uma sobremesa saudável: outra opção para quem quer se controlar mais, é fazer um doce menos calórico e servir ou levar para a festa. Sugerimos saladas de frutas!!
  • No dia seguinte, volte para a dieta e sua rotina equilibrada e nade de ficar sem comer!
  • No dia posterior as festas é importante comer frutas da estação, como laranja, banana, ou uma salada de frutas. Opte por sucos como suco de melancia ou de abacaxi, que são ótimos. É importante lembrar que o organismo precisa de um pouco de açúcar para refazer a energia. Essas frutas ajudam a recuperar o fígado e o aparelho digestivo. Sugiro também que, no almoço, a escolha seja uma salada de folhas verdes e tomates. Pode acrescentar brócolis ou couve-flor. Quando se come na rua, prefira os vegetais (ou legumes cozidos).
  • Lembre-se que o sono é essencial para reparar as energias. Para voltar à normalidade, durma de seis a oito horas seguidas.
  • O importante é comer com prazer e sem extrapolar. Um pouco de cada e não repetir o prato.

Aproveite bem os momentos especiais com seus amigos e familiares e comece um novo ano sem perder o ritmo. Boas festas!

 

Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem abandonar a dieta!!!

Comentários

comments