Conheça cinco benefícios e desvantagens de comer sorvete – One Spa

Conheça cinco benefícios e desvantagens de comer sorvete

Sem exageros na quantidade ingerida, o doce pode ser uma opção nutritiva.

Sorvete é quase uma unanimidade, praticamente todo mundo gosta. E os dias quentes são ainda mais atrativos para consumir a iguaria. A controvérsia no assunto costuma mesmo ficar no campo da saúde. Rico em gordura e açúcar e normalmente consumido na sua versão mais industrializada, o doce pode ser uma armadilha para quem precisa emagrecer ou mesmo controlar o colesterol.

Mas não é necessário abandonar o sorvete de vez: o segredo está na moderação. Sem exageros na quantidade ingerida, ele pode ser uma opção nutritiva. Se escolher as versões com fruta, não cremosas e com menos açúcar, ainda melhor.

— A quantidade recomendada de consumo é algo bastante particular e que deve ser feito por um nutricionista, mas quem está com a saúde em dia e pratica atividade física regularmente pode consumir o produto em pequenas quantidades duas vezes por semana — indica a nutricionista e doutora em Ciências da Saúde, Carla Piovesan.

Carla e a também nutricionista Gabriela Zanatta Port apontam cinco pontos positivos e cinco negativos do sorvete. Confira.

PONTOS POSITIVOS

1)  O sorvete traz macronutrientes importantes para a saúde, como carboidratos, proteínas e gorduras. Isso faz dele uma fonte de energia para o organismo.

2) Os cremosos, preparados à base de leite, têm altas quantidades de sais minerais, sobretudo de cálcio, essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos. A grande quantidade de proteína encontrada no sorvete também ajuda o organismo a manter suas funções vitais. Se optar pelos industrializados, verifique no rótulo se o produto tem mesmo leite como um dos ingredientes principais da sua composição.

3) Os sorvetes de frutas são mais saudáveis por conterem menor teor de gordura e serem mais nutritivos. Eles podem ser fonte de vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais em uma nutrição balanceada. Além disso, costumam ser menos calóricos — mas fique de olho no rótulo, para ver se ele é feito com frutas naturais.

4) Eles podem ser analgésicos. Por isso, recomenda-se comer sorvete depois de realizar cirurgias na boca e nos dentes. Os alimentos gelados também são utilizados para aliviar náuseas e enjoos em gestantes e em pessoas que passam por tratamento quimioterápico.

5) O sorvete é refrescante. Por ser gelado, colabora para hidratação do corpo e ajuda a diminuir a sensação de calor — mas ele não tem o poder de baixar a temperatura corporal.

PONTOS NEGATIVOS

1) Sorvetes industrializados costumam trazer muitos ingredientes no rótulo. Fique atento pois, quanto menos deles, melhor.
— Produtos com muitos ingredientes costumam trazer aditivos químicos pouco estudados ou até mesmo que comprovadamente trazem riscos à saúde — alerta a nutricionista Carla Piovesan.
Prefira aqueles com uma quantidade maior de produtos naturais, como leite e frutas. Leia o rótulo com atenção e evite os doces que indicarem muitos corantes e aromatizantes artificiais.

2) As calorias também podem ser um problema. A quantidade varia de acordo com a composição do produto — ou seja, os itens que foram utilizados no processo de fabricação. Portanto, quem precisa emagrecer deve ficar atento a quantidade ingerida e buscar as versões menos calóricas.

3) O sorvete é rico em açúcar, e seu consumo exagerado pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, obesidade e resistência a insulina. A dica da nutricionista Gabriela Zanatta Port é optar pelas versões com fruta, que normalmente trazem menos açúcar branco na composição. Outra alternativa é preparar o produto em casa.

4) Muitos sorvetes são ricos em gordura vegetal (a trans), que aumenta o colesterol ruim e diminui o bom.

5) Nem todos os sorvetes estão liberados para todo mundo: os diabéticos devem sempre escolher as opções sem açúcar e os intolerantes à lactose, só aqueles feitos sem leite. Crianças com menos de dois anos não devem consumir sorvetes industrializados, já que o organismo nessa idade ainda não está pronto para absorver muito açúcar.

Fonte: site click rbs

http://zh.clicrbs.com.br/

Conheça cinco benefícios e desvantagens de comer sorvete

Comentários

comments

Comentários


Post navigation