Biotina: Vitamina Essencial para Pele, Unhas e Cabelos – One Spa

Biotina: Vitamina Essencial para Pele, Unhas e Cabelos

A biotina é uma vitamina do complexo B (vitamina B7). É uma vitamina hidrossoluvel produzida no intestino por bactérias e obtida por meio da alimentação.

Assim como outras vitaminas do complexo B, a biotina está relacionada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Ela também é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos.

A biotina é solúvel em água, o que significa que o corpo não a armazena. A biotina é uma vitamina que atua como nutriente essencial (cofator) de diversas enzimas que são importantes para o metabolismo energético, metabolismo dos aminoácidos, síntese de gorduras e do glicogênio (estoque de energia).

Benefícios da Biotina

  • Boa para a pele: A biotina é benéfica para a pele porque ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras — o que acaba melhorando a saúde da pele. A ausência da biotina pode fazer com que a pele fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e nariz.
  • Boa para o cabelo: A ausência da biotina pode causar a queda de cabelo e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. A biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo, por isso é importante para os fios. Quando associada a outras vitaminas, proteínas e minerais, como zinco, cálcio, todas as vitaminas do complexo B, vitamina C e D, auxilia no crescimento adequado dos cabelos e no tratamento da queda de cabelo.
  • Boa para as unhas: A falta de biotina pode enfraquecer as unhas. Alguns especialistas acreditam que isto ocorre porque o nutriente tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas. A biotina pode beneficiar unhas quebradiças
  • Ajuda na absorção correta dos nutrientes: A biotina, juntamente com outras vitaminas do complexo B, contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, fazendo com que o corpo os absorva da melhor maneira possível.
  • Bom para diabetes tipo 2: Os pesquisadores estudaram como suplementos de biotina podem afetar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos tipo 2. Vários estudos controlados indicam que os suplementos de biotina, combinados com o mineral cromo, podem diminuir os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes.

Biotina: Vitamina Essencial para Pele, Unhas e Cabelos

Alimentos Ricos em Biotina

Há diversos alimentos ricos em biotina, os que possuem maiores concentrações são o levedo de cerveja, nas oleaginosas (castanhas, pistaches, amêndoas, nozes e avelãs), ovos, grãos integrais, cebola, tomate, cenoura, carne vermelha e frutas em geral e especialmente na maçã. A ingestão adequada de biotina é de cerca de 60 mcg/dia para adultos e de cerca de 30 mcg/dia para jovens e crianças. Gestantes e lactantes devem ingerir uma quantidade maior.

Para que os resultados sejam positivos, é importante, no entanto, manter uma dieta balanceada e ingerir outras vitaminas do complexo B balanceadamente.

Deficiência de Biotina

Para que não haja a deficiência da biotina, é preciso ter uma alimentação bem variada e equilibrada. A falta de biotina pode causar:

  • Sistema Cardiovascular: funcionamento cardiovascular insatisfatório
  • Sistema Digestivo: perda do apetite e náuseas
  • Sistema Nervoso e Muscular: depressão, dores musculares, fraqueza e fadiga
  • Pele: ressecamento, dermatite e perda de pigmentos da pele
  • Cabelo: Enfraquecimento, crescimento lento dos fios, caspa, seborreia e queda de cabelo

A falta de biotina pode também levar ao aumento da glicemia. Apesar de ainda serem necessários mais estudos, pesquisadores têm indicado que a biotina é também eficiente no combate à diabetes, pois ela ajuda a sintetizar melhor os carboidratos.

Biotina ajuda o cabelo a crescer mais rápido?

Biotina: Vitamina Essencial para Pele, Unhas e Cabelos

A biotina é essencial para saúde dos cabelos, sendo que, quando em falta, pode provocar calvície e enfraquecer os fios. Desta forma, pode-se dizer que a biotina ajuda a manter os cabelos saudáveis e, ao evitar a queda, favorece o crescimento natural e saudável dos fios, ou seja, não vai crescer mais do que o natural. O que acontece é que muitas pessoas tem o crescimento mais lento e a biotina ajuda regularizar o crescimento a níveis normais.

Para dar uma ajudinha nos cabelos a suplementação de biotina é indicada. Uma dose ideal é de 1000mcg a 5000mcg.

Apesar da deficiência em biotina levar à queda de cabelos, pesquisas indicam que o uso de suplementos da vitamina não previne a calvície. Ou seja: a biotina não impede ninguém de ficar careca, mas pode ser fundamental para a manutenção da saúde dos fios e para que eles cresçam fortes e bonitos.

Suplementação de Biotina

Biotina: Vitamina Essencial para Pele, Unhas e CabelosA utilização do suplemento de biotina tem sido muito estudada, especialmente no tratamento da hiperglicemia do diabetes tipo 2.

A suplementação de biotina é super segura e é indicada em casos de alimentação pobre e insuficiente. A quantidade a ser suplementada varia da necessidade de cada pessoa. Existem suplementos de 300mcg até 10000mcg. Eu por exemplo tomo suplementação de biotina para ajudar nos cabelitos.

Excesso de Biotina

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, ela é eliminada pelo corpo através da urina quando em excesso. Portanto, ela só se torna perigosa para a saúde quando suplemento em excesso é ingerido ( bem acima de 100.000 mcg). Ainda assim, não foram documentados grandes riscos para o corpo humano quando em altos níveis.

Considerações Finais sobre a Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B que desempenha um papel crucial na síntese dos carboidratos, gorduras e metabolismo de proteínas. Muitos dos seus potenciais benefícios para a saúde são baseadas em médias evidências. No entanto, pode ser importante para a sua pele, cabelo e unhas.

A suplementação pode ser muito importante para as mulheres grávidas ou lactantes. Doses elevadas de biotina (acima de 10.000 mcg) também estão sendo investigadas como um tratamento potencial para a esclerose múltipla. A biotina é encontrada em vários alimentos, ou seja: se você se alimenta bem e tem uma dieta bem variada, é provável que não tenha deficiência de biotina.

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