Que óleo escolher para cozinhar? – One Spa

Que óleo escolher para cozinhar?

Que tipo de gordura ou óleo é mais saudável para nosso consumo? Posso aquecer qualquer tipo de gordura? O que o aquecimento acarreta?

Pesquisadores de uma universidade britânica analisaram cinco tipos de gordura para determinar qual seria a mais saudável. Foram analisados o óleo de girassol, o óleo de milho,o  azeite, a manteiga e a banha animal.

O azeite foi considerado o melhor óleo para fritar e cozinhar. Os pesquisadores encontraram uma menor produção de produtos tóxicos quando o azeite foi aquecido, além disso os compostos formados com o aquecimento são menos maléficos para o corpo humano. O motivo está na composição do azeite com 76% de gordura monoinsaturada, 14% saturada e apenas 10% polinsaturada. Também foi destacado que não importa se o azeite é “extra virgem” ou não, pois os níveis de antioxidantes presentes no extra virgem não são suficientes para proteger contra a oxidação induzida pelo calor.

Após o azeite, a manteiga e a banha animal foram as mais indicadas para cozinhar e fritar.  E por último os óleos de girassol e milho, estes foram considerados os piores para utilização na cozinha, segundo esta pesquisa. Os autores da pesquisa relataram que por serem óleos com maior proporção de ácidos graxos poliinsaturados tiveram uma maior produção de aldeídos e peróxidos de lipídeos, substâncias associados às doenças cardiovasculares e câncer. 

Os autores sugerem:

Evite as frituras, especialmente aquelas em temperaturas muito altas;

Se fizer frituras, tente usar o mínimo possível de óleo;

Tente reduzir o consumo de óleo do alimento após a fritura usando um papel toalha;

Para reduzir a produção de aldeídos, opte por um óleo ou gordura que sejam ricos em ácidos graxos monoinsaturados ou saturados (mais de 80% da composição), e que sejam pobres em ácidos graxos polinsaturados (menos de 20%) – como o azeite, o óleo de coco, a banha, o óleo de palma, os últimos 3 não foram analisados na pesquisa mas possuem estes percentuais de composição;

Nunca reutilize o óleo pois este procedimento aumenta a produção de substâncias nocivas a sua saúde;

Mantenha sempre o óleo guardado longe da luz, em pote de vidro escuro (proteção contra oxidação).

Que óleo escolher para cozinhar?

Comentários

comments

Comentários


Post navigation