Os perigos do efeito sanfona e 5 dicas para fugir dele depois da dieta – One Spa

Os perigos do efeito sanfona e 5 dicas para fugir dele depois da dieta

Ganhar de volta os quilos perdidos depois de um sacrificante período de dieta é bem mais do que uma frustração estética. É um perigo para a saúde – perigo que pode ser ainda maior do que a obesidade em si. Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostra que 80% das pessoas que emagrecem após uma dieta recuperam os quilos em um período de até cinco anos. Outro levantamento, liderado por pesquisadores do Centro Fred Hutchinson, também nos Estados Unidos, demonstrou que engordar e emagrecer repetidas vezes pode afetar o sistema imunológico.

A pesquisa mediu a variação dos glóbulos brancos, as células sanguíneas responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico, em mulheres que estavam acima do peso e nas que haviam emagrecido e engordado novamente. Quem emagreceu e engordou pelo menos cinco vezes tinha um terço a menos de glóbulos brancos no sangue, em comparação com o grupo que estava acima do peso. Conclusão dos especialistas: perder peso é bom para a saúde, mas o efeito sanfona é pior do que os quilos a mais.

celulites

Para deixar ainda mais trágico o que já era ruim, outros estudos apontam o caráter irreversível de alguns males provocados pelo efeito sanfona, mesmo depois da diminuição do percentual de gordura do corpo. Um grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro reproduziu, em ratos, a flutuação do peso. Descobriu que o ciclo repetido entre obesidade e peso normal gera uma espécie de ambiente inflamatório no organismo dos roedores, o que favorece o surgimento de problemas como acúmulo de gordura no fígado e intolerância à glicose – problemas que permanecem mesmo quando os animais emagrecem.

A solução passa longe de dietas radicais e altamente restritivas. Acompanhamento médico,reeducação alimentar e exercícios físicos são, segundo a Academia Americana de Nutrição e Dietética, a única maneira para manter o peso perdido, sem perigo de recuperar os quilos indesejáveis. Além disso, os estudos também demonstram que as dietas de fome aumentam a ansiedade, o que pode gerar depressão e outros males de ordem psicológica.

Sopa detox

Com o intuito de orientar a população sobre os perigos do sobrepeso e do efeito sanfona, a Academia Americana de Nutrição e Dietética elaborou cinco dicas manter o resultado da dieta e não voltar a engordar:

– Tome café da manhã – Não comer nada de manhã e sair de casa com o estômago vazio é o primeiro passo para engordar tudo de novo. Deixa o metabolismo mais lento, já que o corpo custa mais a engrenar, e provoca uma super fome ao longo do dia. Quem não sente fome quando acorda deve optar por um lanche leve, mas nunca ficar sem comer nada.

– Escreva um diário alimentar – Pode parecer uma encheção de saco, mas é muito importante anotar tudo o que entra no prato ao longo do dia. Dessa forma, você consegue ter uma ideia melhor de tudo o que comeu e o que ainda precisa comer para manter uma nutrição equilibrada, sem exageros.

– Pegue leve nos light e diet – Via de regra, para uma pessoa saudável, quanto mais natural, melhor. Além de terem mais aditivos químicos, o que prejudica o organismo no longo prazo, esses alimentos favorecem o exagero. Afinal, se é light ou diet, fica muito mais fácil comer mais do que o necessário, certo? E o excesso deles também engorda.

– Fique atento à balança – Estudos já demonstraram que pessoas que perderam mais de 15 quilos e conseguiram manter o resultado se pesavam diariamente. Se a balança assusta ou causa ansiedade, confira seu peso apenas uma vez por semana, de preferência no mesmo dia e horário. Mas nunca passe mais de sete dias sem conferir, pois somente assim você poderá corrigir o rumo, caso esteja engordando.

– Faça exercícios – Exercitar o corpo é muito importante para a manutenção do peso e, principalmente, da saúde. Praticar atividade física por cerca de uma hora, cinco vezes por semana, é o ideal. Se não der para fazer tudo isso, faça o que for possível dentro da sua rotina e disposição. Mas não desista.

Nike Running / Divulgação

Fonte: Caderno Donna – Postado por Patrícia Lima

Os perigos do efeito sanfona e 5 dicas para fugir dele depois da dieta

Comentários

comments

Comentários


Post navigation