Tesouro nutricional: Brócolis – One Spa

Tesouro nutricional: Brócolis

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio(importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz-se sensivelmente, especialmente em casos de tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais). O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores. Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento precoce.

Componentes Importantes do Brócolis

  • Sulforafano: Um dos compostos de plantas mais abundantes e amplamente estudados no brócolis. Ele pode ter efeitos protetores contra vários tipos de câncer
  • Indole-3-carbinol: Um nutriente único encontrado em vegetais crucíferos, o que pode ter efeitos benéficos contra o câncer
  • Carotenoides: Brócolis contém luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que podem contribuir para uma melhor saúde ocular
  • Kaempferol: Um antioxidante com muitos benefícios para a saúde. Ele pode proteger contra doenças cardíacas, câncer, inflamação e alergia
  • Quercetina: Um antioxidante com inúmeros benefícios

beneficios-brocolis

Benefícios do Brócolis

  • Brócolis são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Ele contém glucorafanina que aumenta as propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.
  • O brócolis é rico em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. Ainda é anti-inflamatório, devido à presença de sulforafano, que ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo. Brócolis também contém o antioxidante betacaroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.
  • O brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que pode causar problemas relacionados com a pele. Ele contém vários antioxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade.
  • O Brócolis é fonte de carotenoides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.
  • Alta fonte de fibra faz brócolis benéfico na digestão. Ela ajuda a manter eficiente o movimento do intestino e freios excessos. Os isotiocianatos são fito nutrientes presentes em brócolis, que ajudam a proteger a mucosa do estômago e impede o crescimento de bactérias na parede do estômago.
  • Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, os brócolis podem ser um potente preventivo contra o câncer. São eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e, principalmente, sulforafano. Eles participam dos processos de transformação de substâncias dentro do organismo, facilitando a eliminação de toxinas.

Fonte de Proteína

As proteínas ajudam na construção dos músculos, e são necessárias para o crescimento e manutenção. O brócolis é um dos vegetais que mais possui proteínas. Para cada 100 g de brócolis, possui 2,8 g de proteína.

Como consumir o Brócolis?

brocolis-1

No país há basicamente 2 tipos de brócolis, o ninja ou japonês, que apresenta cabeça única e é vendido fresco, limpo ou congelado. E o segundo tipo é brócolis comum, com venda nos maços, apresentando talos, flores e folhas. O brócolis pode ser consumido de várias maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados.

Quando cozidos em excesso, os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim, manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde. Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração por no máximo uma semana.

suco-de-brocolis

Suco Verde de Brócolis

Se você não gostar do sabor ou da consistência do brócolis na culinária, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Ingredientes:

  • ½ copo de água
  • 3 flores de brócolis
  • 3 folhas de couve
  • 2 laranjas
  • 1 colher de sopa de linhaça

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.

O brócolis é um dos vegetais mais populares no mundo. É fácil de preparar e pode ser comido cru e cozido. Ele é rico em muitos nutrientes, incluindo uma família de compostos de plantas chamados isotiocianatos, que podem ter numerosos benefícios para a saúde. Possui fibras e mais proteínas do que a maioria dos outros vegetais. O consumo de brócolis tem sido associada com um risco reduzido de câncer e doenças cardíacas, bem como melhoria da saúde ocular. E você, já consome essa maravilha nutricional?

 

Fonte: www.belezaesaude.com

Tesouro nutricional: Brócolis

Comentários

comments

Comentários


Post navigation