Hidrate-se bem! – One Spa

Hidrate-se bem!

Você sabe qual a quantidade adequada de água ingerir por dia? E os benefícios que este hábito pode trazer para sua saúde?

A água desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo a regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas ou não mais utilizadas pelo organismo.

A quantidade diária recomendada de líquidos varia de pessoa para pessoa, de acordo com idade, sexo, intensidade de atividade física e outros fatores. Aconselha-se a ingestão diária de 35 ml de água por quilo de peso para adultos saudáveis, porém é importante verificar também os sinais que o corpo transmite para adequar a quantidade a ser ingerida. A sensação de sede, a coloração da urina e até uma leve dor de cabeça podem ser sinais de uma hidratação inadequada.

Funções da água no nosso organismo:

  • Absorção e transporte de nutrientes: responsável pela absorção e transporte dos nutrientes através do organismo, a água leva a glicose até as células através da corrente sanguínea, distribuindo esse e outros nutrientes para que possam exercem a sua função. A ingestão ajuda a converter alimento em energia e também protege os órgãos vitais.
  • Regula a temperatura corporal: a presença da água no organismo é que mantém a temperatura corporal adequada para que o corpo continue funcionando. Nos dias mais quentes e durante a prática de atividades físicas, quando a temperatura do corpo aumenta, água é responsável por fazer o controle dessa temperatura através da transpiração.
  • Eliminação de toxinas: a água auxilia na prevenção de doenças do trato urinário, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Além disso, ela também ajuda na formação e hidratação do bolo fecal, evitando problemas como a constipação intestinal.
  • Pele saudável: além de hidratar o corpo, a água também é responsável pela hidratação da pele, unhas e cabelos. Ela interfere na textura e na elasticidade da pele, por isso, quando o corpo está bem hidratado, a pele também adquire um aspecto mais saudável.

 

Juliana Urtassum Schmitt – Nutricionista

 

 

Hidrate-se bem!

Comentários

comments

Comentários


Post navigation