Gelatina saudável!!!
A gelatina tem inúmeros benefícios comprovados para a saúde e a dieta. De consistência inusitada e sabores variados, o doce pode ser consumido entre ou após as refeições sem culpa alguma.
Um produto cuja a matéria-prima vem da extração do colágeno da pele, das cartilagens e dos ossos de diversos animais, principalmente do boi. Graças a essa proteína, o alimento estimula síntese também do colágeno humano, mantendo elasticidade e firmeza da pele. Além disso, ainda prolonga a sensação de saciedade e engana a vontade de doces mais calóricos.
Porém, as versões industrializadas não são tão interessantes assim, já que ostentam grandes quantidades de açúcar, corante e conservantes. Por isso, uma boa opção é preparar sua gelatina em casa a partir de sucos naturais de frutas, como o de uva.
Abaixo segue a receita de mosaico de gelatina natural.
Ingredientes:
400ml de suco de uva orgânico
400ml de suco de maçã orgânico
2 xícaras de manga cortada em cubos
5 kiwis cortados em cubos
5 pacotes de gelatina em pó incolor e sem sabor
Preparo:
- Hidrate as gelatinas conforme as instruções da embalagem, separando em 4 recipientes.
- Para preparar a gelatina de suco de uva, dissolva a gelatina (1 pacote) em banho-maria, e adicione ao suco de fruta. Misture bem e disponha em um recipiente quadrado ou retangular e leve à geladeira até firmar. Repita o processo para fazer a gelatina de maçã.
- Para a gelatina de manga: processe a manga com 1/2 xícara de água e reserve. Dissolva a gelatina (2 pacotes) em banho-maria e adicione ao suco. Misture bem, coloque em recipiente quadrado ou retangular e leve à geladeira até firmar.
- Para a gelatina de kiwi: processe o kiwi com 1 xícara de água e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Resfrie. reserve. Enquanto isso, dissolva a gelatina (2 pacotes) em banho-maria e adicione ao creme. Misture bem, coloque em recipiente quadrado ou retangular e leve à geladeira até firmar.
- Quando todas gelatinas estiverem firmes, corte-as em quadrados proporcionais e sirva os variados sabores.
Receita retirada do livro Colheradas de sabor e saúde – Carina Boniatti.