3 fatos que você precisa saber sobre as fibras – One Spa

3 fatos que você precisa saber sobre as fibras

As fibras desempenham um papel importante, desde a promoção de uma boa digestão até o auxílio no controle do peso. Veja aqui um resumo das coisas que você precisa saber sobre elas.

Fato: nem todas as fibras são iguais

As fibras são provenientes das plantas e existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis, cada uma com diferentes funções.

As fibras solúveis impedem que o colesterol e as gorduras sejam absorvidos pelas paredes do intestino e caiam na corrente sanguínea. Estudos mostram que acrescentar de 5 a 10 gramas de fibras solúveis em sua dieta diária pode reduzir seu colesterol em até 5%. Boas fontes são o feijão, as oleaginosas, a aveia e as ervilhas.

As fibras insolúveis ajudam o trato digestivo a funcionar corretamente. Esse tipo é encontrado em cereais integrais, vegetais e farelo de trigo.

Você deve tentar equilibrar sua ingestão de fibras entre as solúveis e as insolúveis. Alimentos integrais, frutas (com casca), vegetais e leguminosas (como feijões e ervilhas) têm bons níveis das duas fibras, em geral.

Fato: provavelmente você não está comendo a quantidade suficiente de fibras

A maioria dos adultos come apenas 15 gramas de fibras por dia ou menos: quantidade bem inferior aos 21 a 38 gramas diários recomendados para adultos normais e saudáveis. O Instituto de Medicina recomenda o consumo de 14 gramas de fibras para cada 1.000 calorias necessárias. Seu profissional da saúde pode lhe dizer qual deve ser a sua meta diária de fibras.

Fato: os benefícios das fibras para a saúde são imensos

A palavra “fibra” é constantemente associada ao aparelho digestivo, mas ingerir mais alimentos ricos em fibra impacta sua saúde de uma forma geral e de muitas outras maneiras: mostrou-se que as fibras reduzem potencialmente o risco de doença cardíaca, diabetes, pressão alta e alguns tipos de câncer. Caso você esteja tentando controlar o peso, ingerir quantidades suficientes de fibras diariamente pode ajudá-lo a se sentir mais saciado após as refeições. Assim, você terá menos probabilidade de comer petiscos em excesso ou de servir-se mais uma vez.

3 fatos que você precisa saber sobre as fibras

Comentários

comments

Comentários


Post navigation