Vitaminas para pensar melhor… – One Spa

Vitaminas para pensar melhor…

Cotidianamente, consultores de saúde da Life Extension® pesquisam sobre a saúde do cérebro e respondem as perguntas do tipo, “Como posso melhorar a minha memória?”, ou “O que eu posso tomar para combater o mau humor?”

Há tempo que sabemos sobre os benefícios de nutrientes, como os ácidos graxos ômega-3, extrato de mirtilo e Ginkgo, para melhorar a memória. Mas novas pesquisas mostram que duas vitaminas também podem desempenhar um importante papel para ajudar nossos cérebros a permanecerem em plena capacidade à medida que envelhecemos.

Baixos níveis de vitamina B6 e B12 são prejudiciais para o cérebro:

Um estudo recente com mais de 2.000 pessoas mostrou que níveis baixos de vitaminas B6 e B12 estão ligados à cognição diminuída e baixos níveis de B12 estão também associados com a depressão. Os autores afirmam que os resultados se correlacionam com estudos anteriores, mas não provam uma relação “causa e efeito”.(1)

Um dos estudos anteriores que concordaram com este recente estudo foi publicado no International Journal of Geriatric Psychiatry. Os investigadores de Oxford foram capazes de mostrar que tomar ácido fólico, B6 e B12 reduziu os níveis de homocisteína, um metabólito de reações de metilação, e correspondeu a melhorias na cognição e memória.(2)

Embora o recente estudo conduzido por cientistas do Jean Mayer Human Nutrition Research Center on Agingnão tivesse medido os efeitos do ácido fólico, houve uma ligação entre a suplementação de vitaminas B6 e B12 e melhorias na função mental.

Nível baixo de homocisteína é bom para o seu cérebro:

Então, como exatamente as vitaminas B6 e B12 ajudam a função cerebral? Alguns especialistas acreditam que é através de seus efeitos sobre a redução da homocisteína. A homocisteína é produzida quando os níveis de vitaminas B6 e B12 caem e a reação entre dois importantes aminoácidos, metionina e cisteína, se decompõe.

Isso não é bom, pois é possível que a alta homocisteína esteja associada à demência e problemas de memória.(3) O mecanismo exato de como a homocisteína afeta sua função cerebral permanece um mistério, mas os pesquisadores acreditam que ele pode ter a ver com a adesão anormal de plaquetas na parede interna das artérias no cérebro.(4)

No entanto, sabemos isto: baixos níveis de B6 e B12 estão associados a níveis sanguíneos elevados de homocisteína. Este é então associado com o funcionamento não saudável do cérebro. E a mais recente pesquisa mostra que a suplementação com vitaminas B6 e B12 pode ter um enorme impacto sobre sua capacidade de pensar e recordar de informações.

Então, vamos comer mais alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6 e B12. Isso ajudará a manter os níveis de homocisteína saudáveis e pode até mesmo ajudar a preservar a nossa capacidade cerebral durante os anos que estão por vir:

Cereais integrais:

Bananas

Cenouras

Vagem

Sementes e nozes

Cogumelos

Abobrinha

Sardinhas

Salmão

Cordeiro

Carne bovina (de preferência de gado alimentado com capim)

Camarão

Linguado

Vieiras

Iogurte

Leite e queijo

 

Referências:

(1) J Nutr. 2012 Jun 27. [Epub ahead of print] PMID: 22739363.

(2) Int J Geriatr Psych. 2011 Aug;26(8):876-877.

(3) J Alzheimers Dis. 2012 Jan 1;29(1):133-49.

(4) Arch Neurol. 1998 Nov;55(11):1449-55.

Traduzido por Essential Nutrition

Fonte: http://blog.lifeextension.com/2012/07/b-vitamins-help-us-think-better.html?m=1

Vitaminas para pensar melhor…

Comentários

comments

Comentários


Post navigation